Skip to content
Menu
Menu

Premiação CRMV-SP 2025: A celebração de quem faz História

Confira os profissionais de destaque na Medicina Veterinária e na Zootecnia
4 minutos

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) celebrou mais uma edição de sua tradicional premiação. Até o dia 30 de setembro, foram realizadas indicações de médicos-veterinários e zootecnistas reconhecidos pela relevância de seus trabalhos em prol do Estado de São Paulo e do País, em suas respectivas áreas de atuação.

Pelo segundo ano consecutivo, a Comissão de Avaliação e Julgamento foi composta pelas conselheiras do Regional Mirian Rodrigues e Nicole Casara Bordim, ambas médicas-veterinárias, e pela zootecnista Kátia de Oliveira, que destacou a responsabilidade de integrar novamente o grupo avaliador.

“É uma grande honra contar com a confiança da Diretoria e dos Conselheiros do CRMV-SP para permanecer na Comissão de Avaliação e Julgamento dos Prêmios do Conselho. Esse reconhecimento é muito especial, pois permite acompanhar a evolução da premiação e observar o quanto os profissionais têm se destacado nas mais diversas áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, afirmou Kátia de Oliveira.

A zootecnista ressaltou que a Comissão realizou uma análise criteriosa dos indicados, considerando a formação sólida e o envolvimento dos profissionais em ações relevantes para suas respectivas áreas de atuação.

“A Comissão realizou uma análise abrangente do conteúdo e da coerência do percurso profissional de cada candidato, considerando a consistência, a relevância e o alinhamento das ações desenvolvidas ao longo da carreira. A escolha final refletiu não apenas resultados quantitativos, mas também o propósito e a contribuição efetiva de cada premiado para o fortalecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Estado de São Paulo.”

Segundo Kátia, cada indicado apresentou um histórico de dedicação e resultados concretos, em pesquisa, ensino, extensão, gestão e inovação. “Isso reforça a importância de celebrarmos o mérito técnico, a ética e o compromisso dos colegas com a sociedade”, conclui.

A presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, ressaltou a importância de reconhecer profissionais que tanto contribuíram para o desenvolvimento da Medicina Veterinária da Zootecnia. “É muito gratificante homenagear profissionais que sempre exerceram suas carreiras com excelência e dedicação, unindo ciência, ética e paixão em prol da saúde, do bem-estar animal e da sociedade”, afirmou.

Categorias e o perfil dos premiados

  • Defesa Sanitária Animal: Prêmio Ernani Ibirá Gonçalves

Ernani Ibirá Gonçalves foi médico-veterinário, mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dedicando-se ao controle da febre aftosa no Laboratório de Barretos, além de ter lecionado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Jaboticabal.

Homem branco por volta dos 40 anos sentado usando blusa social azul de botões no meio e jaleco branco. É o dr. Márcio Garcia Ribeiro.

 

Neste ano, o premiado é o médico-veterinário Marcio Garcia Ribeiro, graduado em Medicina Veterinária e com especialização em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com residência em Enfermidades Infecciosas dos Animais pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ-Unesp), campus de Botucatu.

 

  • Ensino da Medicina Veterinária: Prêmio Walter Maurício Corrêa

Walter Maurício Corrêa formou-se em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP) em 1953. Atuou como membro do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da Unesp e chefiou o mesmo departamento na Universidade de São Carlos entre 1961 e 1963. Também integrou o Conselho Nacional de Pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia e exerceu importante papel como professor e pesquisador.

Mulher branca de cabelo liso e loiro escuro usando blusa de lã preta de gola alta e jaleco branco sorrindo para foto. É a dra. Juliany Gomes Quitzan.A premiada de 2025 é a professora e médica-veterinária Juliany Gomes Quitzan, formada pela Unesp, campus Botucatu, onde também realizou residência em Cirurgia de Pequenos Animais. Possui mestrado e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia, além de pós-doutorado no Canadá, vinculado ao Ontario Veterinary College (University of Guelph). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Animal da Unesp Botucatu e orienta residentes e estagiários do Serviço de Cirurgia de Pequenos Animais do hospital veterinário da instituição.

 

  • Ensino da Zootecnia: Prêmio Mateus José Paranhos da Costa

O patrono do prêmio na área de Ensino em Zootecnia é Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, zootecnista formado pela Unesp, com mestrado em Zootecnia, doutorado em Psicobiologia pela USP e pós-doutorado em Bem-Estar Animal pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Reconhecido como um dos maiores estudiosos de comportamento animal da América Latina, fundou em 1990 o grupo Etologia e Ecologia Animal da Unesp Jaboticabal, referência em manejo e bem-estar animal. Foi professor e pesquisador, com mais de 120 artigos científicos publicados.

Homem branco de meia-idade, barba e bigode brancos, cabelo grisalho curto e óculos de armação cinza e quadrada. Ele veste blusa social azul e casaco preto por cima. É o dr. Ciniro Costa.

 

O laureado do ano de 2025 é Ciniro Costa, zootecnista formado pela Unesp Jaboticabal, com mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e doutorado em Zootecnia pela Unesp. Atualmente, o profissional coordena as Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FMVZ-Unesp Botucatu, além de participar de diversos projetos de pesquisa na área.

 

  • Empreendedorismo: Prêmio Renê Corrêa

O patrono da categoria que reconhece profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia com destaque em Empreendedorismo é Renê Corrêa, médico-veterinário formado pela FMVZ-USP e pesquisador do Instituto Butantan. Fundador do Laboratório Biovet, em 1957, Corrêa é também um dos patronos imortais da Academia Paulista de Medicina Veterinária.

Homem branco de fios pretos e curtos e olhos azuis, vestindo terno cinza com blusa branca e gravata cinza, em pé, sorri para foto. É o dr. Paulo Marcelo Tavares.

O premiado desta edição é Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, zootecnista formado pela USP, com mestrado em Zootecnia pela FZEA-USP e doutorado em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais, pela UFSCar. Possui ainda formação em Gestão de Finanças Empresariais pela FMU e experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, atua como gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae-SP, responsável pelos programas de Educação Empreendedora da instituição.

 

Assista

A premiação ocorreu na Sede do CRMV-SP na noite do dia 11 de dezembro de 2025 e está disponível em nosso canal no Youtube. 

Acessar o conteúdo