O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) celebrou mais uma edição de sua tradicional premiação. Até o dia 30 de setembro, foram realizadas indicações de médicos-veterinários e zootecnistas reconhecidos pela relevância de seus trabalhos em prol do Estado de São Paulo e do País, em suas respectivas áreas de atuação.
Pelo segundo ano consecutivo, a Comissão de Avaliação e Julgamento foi composta pelas conselheiras do Regional Mirian Rodrigues e Nicole Casara Bordim, ambas médicas-veterinárias, e pela zootecnista Kátia de Oliveira, que destacou a responsabilidade de integrar novamente o grupo avaliador.
“É uma grande honra contar com a confiança da Diretoria e dos Conselheiros do CRMV-SP para permanecer na Comissão de Avaliação e Julgamento dos Prêmios do Conselho. Esse reconhecimento é muito especial, pois permite acompanhar a evolução da premiação e observar o quanto os profissionais têm se destacado nas mais diversas áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, afirmou Kátia de Oliveira.
A zootecnista ressaltou que a Comissão realizou uma análise criteriosa dos indicados, considerando a formação sólida e o envolvimento dos profissionais em ações relevantes para suas respectivas áreas de atuação.
“A Comissão realizou uma análise abrangente do conteúdo e da coerência do percurso profissional de cada candidato, considerando a consistência, a relevância e o alinhamento das ações desenvolvidas ao longo da carreira. A escolha final refletiu não apenas resultados quantitativos, mas também o propósito e a contribuição efetiva de cada premiado para o fortalecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Estado de São Paulo.”
Segundo Kátia, cada indicado apresentou um histórico de dedicação e resultados concretos, em pesquisa, ensino, extensão, gestão e inovação. “Isso reforça a importância de celebrarmos o mérito técnico, a ética e o compromisso dos colegas com a sociedade”, conclui.
A presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, ressaltou a importância de reconhecer profissionais que tanto contribuíram para o desenvolvimento da Medicina Veterinária da Zootecnia. “É muito gratificante homenagear profissionais que sempre exerceram suas carreiras com excelência e dedicação, unindo ciência, ética e paixão em prol da saúde, do bem-estar animal e da sociedade”, afirmou.
Categorias e o perfil dos premiados
- Defesa Sanitária Animal: Prêmio Ernani Ibirá Gonçalves
Ernani Ibirá Gonçalves foi médico-veterinário, mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dedicando-se ao controle da febre aftosa no Laboratório de Barretos, além de ter lecionado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Jaboticabal.

Neste ano, o premiado é o médico-veterinário Marcio Garcia Ribeiro, graduado em Medicina Veterinária e com especialização em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com residência em Enfermidades Infecciosas dos Animais pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ-Unesp), campus de Botucatu.
- Ensino da Medicina Veterinária: Prêmio Walter Maurício Corrêa
Walter Maurício Corrêa formou-se em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP) em 1953. Atuou como membro do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da Unesp e chefiou o mesmo departamento na Universidade de São Carlos entre 1961 e 1963. Também integrou o Conselho Nacional de Pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia e exerceu importante papel como professor e pesquisador.
A premiada de 2025 é a professora e médica-veterinária Juliany Gomes Quitzan, formada pela Unesp, campus Botucatu, onde também realizou residência em Cirurgia de Pequenos Animais. Possui mestrado e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia, além de pós-doutorado no Canadá, vinculado ao Ontario Veterinary College (University of Guelph). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Animal da Unesp Botucatu e orienta residentes e estagiários do Serviço de Cirurgia de Pequenos Animais do hospital veterinário da instituição.
- Ensino da Zootecnia: Prêmio Mateus José Paranhos da Costa
O patrono do prêmio na área de Ensino em Zootecnia é Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, zootecnista formado pela Unesp, com mestrado em Zootecnia, doutorado em Psicobiologia pela USP e pós-doutorado em Bem-Estar Animal pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Reconhecido como um dos maiores estudiosos de comportamento animal da América Latina, fundou em 1990 o grupo Etologia e Ecologia Animal da Unesp Jaboticabal, referência em manejo e bem-estar animal. Foi professor e pesquisador, com mais de 120 artigos científicos publicados.

O laureado do ano de 2025 é Ciniro Costa, zootecnista formado pela Unesp Jaboticabal, com mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e doutorado em Zootecnia pela Unesp. Atualmente, o profissional coordena as Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FMVZ-Unesp Botucatu, além de participar de diversos projetos de pesquisa na área.
- Empreendedorismo: Prêmio Renê Corrêa
O patrono da categoria que reconhece profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia com destaque em Empreendedorismo é Renê Corrêa, médico-veterinário formado pela FMVZ-USP e pesquisador do Instituto Butantan. Fundador do Laboratório Biovet, em 1957, Corrêa é também um dos patronos imortais da Academia Paulista de Medicina Veterinária.

O premiado desta edição é Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, zootecnista formado pela USP, com mestrado em Zootecnia pela FZEA-USP e doutorado em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais, pela UFSCar. Possui ainda formação em Gestão de Finanças Empresariais pela FMU e experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, atua como gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae-SP, responsável pelos programas de Educação Empreendedora da instituição.
Assista
A premiação ocorreu na Sede do CRMV-SP na noite do dia 11 de dezembro de 2025 e está disponível em nosso canal no Youtube.